Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28819
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7804-7883
Document type: Trabalho de Conclusão de Residência
Access type: Acesso Embargado
Title: Uso de enxerto bipediculado como alternativa para correção de exposição de placa óssea em cão - relato de caso
Alternate title (s): Use of distant bipediculated graft as an alternative for correction of exposure of bone place in dog - case report
Author: Paz, Beatriz Furlan
First Advisor: Mota, Francisco Cláudio Dantas
Summary: Os enxertos bipediculados são empregados na medicina veterinária como uma das opções à prática de cirurgia reconstrutiva, principalmente em regiões distais de membros, onde a cooptação da ferida é mais difícil. O presente estudo tem como objetivo relatar o uso de enxerto bipediculado para o fechamento de uma lesão cutânea com exposição de implante ósseo, em membro torácico de cão. Um canino, fêmea, pinscher, com 10 meses de idade, 3 kg, foi atendida no Hospital Veterinário da UFU com fratura bilateral em rádio-ulna. Foi realizada osteossíntese de ambas as fraturas. Cerca de 45 dias após redução da fratura, houve exposição de placa óssea em região cárpica de membro torácico direito (MTD). Para fechamento da lesão, confeccionou-se um retalho de plexo subdérmico direto distante bipediculado, sendo a exérese dos pedículos realizada após 10 dias da confecção do retalho. Após 30 dias foi observada completa adesão do enxerto. Devido exposição de placa óssea, o fechamento da lesão ocorreu de forma imediata, sem etapa de desbridamento para granular a ferida. A técnica empregada foi efetiva e não apresentou complicações, obtendo-se o completo fechamento da lesão. A realização de cirurgias reconstrutivas mostra-se como uma alternativa para a resolução de complicações ortopédicas em pequenos animais.
Keywords: Canino
Exposição de implante
Cirurgia reconstrutiva
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA::CLINICA E CIRURGIA ANIMAL::CLINICA CIRURGICA ANIMAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PAZ, Beatriz Furlan. Uso de enxerto bipediculado como alternativa para correção de exposição de placa óssea em cão - relato de caso. 2020. 12 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28819
Date of defense: 19-Feb-2020
Appears in Collections:TCR - Ciências Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnxertoBipediculadoAlternativa.pdf
  Until 2022-02-19
494.13 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.