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dc.creatorMasferrer, Hudson Henrique de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-10-11T16:16:32Z-
dc.date.available2018-10-11T16:16:32Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.citationMASFERRER, Hudson Henrique de Oliveira. A construção de sentidos sobre a diversidade sexual e homoparentalidade em três livros de literatura infantil. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia , 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.276pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22556-
dc.description.abstractMany are the devices that directly or indirectly act in the process of formation and constitution of subjectivities. Children's literature books are understood as important cultural artifacts that act in the process of education and identity construction of the subjects, specifically the children for whom the books are intended. This dissertation aims to analyze how children's books approach and construct discourses on sexual diversity and homoparentality, as well as to problematize the identity effects resulting from the production of such discourses. For that, three books have been identified and selected - Olivia has two parents, My two parents and I have two parents - with themes related to sexual diversity and homoparentality. They were analyzed from the social constructionist perspective that understands the language as an instrument that allows to found, to make sense, to include and to marginalize, to produce identities and relations between the subjects. According to our analyzes we understand that the three books present important questions for institutions as naturalized in our society as, for example, family and parenting. However, it is common in the three works to use subtle mechanisms that point to the creation of a gay family model, that is, books with their entanglements, dramas, characters and speeches present a hygienist and normalizing bias. The study also points out the need for other studies to analyze the books that have themes related to sexual diversity and homoparentality, as well as a review of the works analyzed here, since there is no single truth and that from other perspective it is possible to reach other conclusions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHomoparentalidadept_BR
dc.subjectSexual Diversitypt_BR
dc.subjectDiversidade Sexualpt_BR
dc.subjectChildren’s Literature Bookspt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectSexo - Diferençaspt_BR
dc.subjectInfância - Aspectos psicológicospt_BR
dc.titleA construção dos sentidos sobre diversidade sexual e homoparentalidade em três livros de literatura infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe construction of senses on sexual diversity and homoparentality in three books of children's literaturept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rasera, Emerson Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4150720668977002pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Flávia do Bonsucesso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6588767019535064pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3140638814052182pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9304804333536856pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoMuitos são os dispositivos que direta ou indiretamente atuam no processo de formação e constituição de subjetividades. Os livros de literatura infantil são compreendidos como importantes artefatos culturais que atuam no processo de educação e construção identitárias dos sujeitos, especificamente as crianças para quem os livros se destinam. Esta dissertação tem como objetivo analisar como livros infantis abordam e constroem os discursos sobre a diversidade sexual e a homoparentalidade, bem como problematizar os efeitos identitários decorrentes da produção de tais discursos. Para tanto foram identificados e selecionados três livros – Olívia tem dois papais, Meus dois pais e Tenho dois pais - com temáticas relacionadas à diversidade sexual e a homoparentalidade. Eles foram analisados a partir da perspectiva construcionista social que entende a linguagem como um instrumento que permite fundar, dar sentido, incluir e marginalizar, produzir identidades e relações entre os sujeitos. Conforme nossas análises compreendemos que os três livros apresentam importantes questionamentos para instituições tão naturalizadas em nossa sociedade como, por exemplo, a família e a parentalidade. No entanto, é comum nas três obras a utilização de mecanismos sutis que apontam para a criação de um modelo de família gay, ou seja, os livros com seus enredos, dramas, personagens e discursos apresentam um viés de cunho higienista e normalizador. O estudo ainda aponta a necessidade de outros trabalhos se debruçarem a analisar os livros que possuem temáticas relacionadas à diversidade sexual e a homoparentalidade, bem como uma revisitação das obras aqui analisadas, tendo em vista que não há uma verdade única e que a partir de outros conceitos é possível chegar a outras conclusões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration124pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.276pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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