Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23508
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Caracterização de superfície de cerâmica reforçada por dissilicato de lítio após diferentes protocolos de acabamento e polimento extraorais
Author: Marçal, Daniella Mendonça
First Advisor: Raposo, Luís Henrique Araújo
First member of the Committee: Davi, Letícia Resende
Second member of the Committee: Moura, Camilla Christian Gomes
Summary: Após o ajuste de restaurações cerâmicas se faz necessário o reestabelecimento de superfícies lisas nas mesmas. Ainda existem várias dúvidas a respeito dos protocolos mais efetivos a ser empregado no acabamento e polimento extraoral de restaurações indiretas em cerâmica. Este estudo objetivou avaliar o efeito de diferentes protocolos de acabamento e polimento extraorais nas características da superfície de um material cerâmico reforçado por dissilicato de lítio. Foram confeccionados discos cerâmicos de 12,0 mm de diâmetro e 1,0 mm de espessura, divididos em 5 grupos (n=5). Todos os espécimes receberam glaze laboratorial e foram analisados quanto à rugosidade superficial (T1) em microscópio a laser 3D. Posteriormente, os discos foram asperizados com pontas diamantadas de granulação fina simulando ajustes clínicos e a rugosidade foi novamente analisada (T2). Diferentes protocolos de acabamento e polimento extraorais foram realizados e a rugosidade dos espécimes foi reavaliada (T3). Os dados foram submetidos a ANOVA two-way e teste de Tukey (p<0.05). Foram verificadas diferenças significantes entre a rugosidade de superfície inicial dos espécimes (T1) e após o procedimento de asperização (T2) (p<0,001). Também foram observadas diferenças significantes entre a rugosidade de superfície dos espécimes após a asperização (T2) e aplicação dos protocolos de polimento (T3) (p<0,001). Foram detectadas diferenças na rugosidade de superfície entre os grupos experimentais após aplicação dos diferentes protocolos de acabamento e polimento (p<0,001). Concluiu-se que a maioria dos protocolos de acabamento/polimento avaliados (T3) foram efetivos em reduzir a rugosidade dos espécimes após os procedimentos de ajustes (T2) a níveis similares aos do glaze (T1). Após realização de procedimentos de ajuste nos materiais cerâmicos reforçados por dissilicato de lítio, é possível replicar a nível de consultório a rugosidade de superfície proporcionada pelo glaze quando protocolos de acabamento e polimento adequados são utilizados.
Notes: FAPEMIG2016-SAU042
Keywords: Dissilicato de lítio
Acabamento
Polimento
Rugosidade superficial
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::MATERIAIS ODONTOLOGICOS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MARÇAL, Daniella Mendonça. Caracterização de superfície de cerâmica reforçada por dissilicato de lítio após diferentes protocolos de acabamento e polimento extraorais. 2018. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23508
Date of defense: 7-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracterizaçãoSuperfícieCerâmica.pdf753.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.