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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26356
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ferreira, Iara Helena Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T19:36:59Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T19:36:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-10 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Iara Helena Nunes.A aplicação da gestão social em uma organização do terceiro setor: o futuro pré vestibular alternativo. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26356 | - |
dc.description.abstract | One of the State's responsibilities in Brazil is to promote quality education for all. However, most low-income students find it difficult to pass the selective processes that give access to public universities because they do not have the financial means to pay for a particular preparation. In this scenario emerges in Uberlândia - MG an institution of the Third Sector focused on preparing these students for the selective processes charging minimum rates, in order to help their access to Higher Education. The Futuro Pré-Vestibular Alternativo seeks to remain in operation independently and relies on the dedication of volunteers to survive. Thus, we identify the need of a solid organization structure that is based on management theories so that the institution works increasingly better and is able to help more and more people, being students or employees, since through this project the Futuro is able to professionalize its volunteers. Through interviews and participant observation, this work analyzes the adoption of practices that make the management of the course closer to the social, as well as propose a new structure in order to assist in this process. It was identified that since the institution's emergence there have already been important changes that have fostered employee engagement, as well as increased participation in main decisions. To continue this progress, a new structure has been proposed, seeking to minimize the communication problems still encountered by employees, as well as make the institution increasingly solid and with well- established and well-functioning processes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Terceiro Setor | pt_BR |
dc.subject | Gestão Social | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Third Sector | pt_BR |
dc.subject | Social Management | pt_BR |
dc.subject | Communication | pt_BR |
dc.title | A aplicação da gestão social em uma organização do terceiro setor: o futuro pré vestibular alternativo | pt_BR |
dc.title.alternative | The application of social management in a third sector organization - futuro pré vestibular alternativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Abdala, Etienne Cardoso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4280210823110363 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miranda, Rodrigo | - |
dc.contributor.referee2 | Carrijo, Michelle de Castro | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Uma das responsabilidades do Estado no Brasil é promover a educação de qualidade à todos. No entanto, a maioria dos estudantes de baixa renda encontram dificuldades de serem aprovados nos processos seletivos que dão acesso à universidades públicas por não possuírem condições financeiras capazes de pagar por uma preparação particular. Nesse cenário surge então em Uberlândia – MG uma instituição do Terceiro Setor focada em preparar esses alunos para os processos seletivos cobrando taxas mínimas, de forma a auxiliar o acesso dessas pessoas ao Ensino Superior. O Futuro Pré-Vestibular Alternativo busca manter-se em funcionamento de maneira independente e conta com a dedicação de voluntários para sobreviver. Sendo assim, identifica-se a necessidade de haver uma estruturação sólida da organização que seja pautada em teorias de gestão para que a instituição funcione cada vez melhor e seja capaz de ajudar cada vez mais pessoas, sendo alunos ou colaboradores, já que através deste projeto o Futuro é capaz de profissionalizar seus voluntários. Por meio de entrevistas e observação participante, esse trabalho analisa a adoção de práticas que tornam a gestão do cursinho mais próxima da social, bem como propõem uma nova estrutura a fim de auxiliar nesse processo. Foi identificado que desde o surgimento da instituição já houve mudanças importantes que promoveram o comprometimento dos colaboradores, bem como aumentaram sua participação nas decisões do cursinho. Para que esse progresso continue, foi proposta uma nova estrutura, buscando minimizar os problemas de comunicação ainda encontrados pelos colaboradores, bem como tornar a instituição cada vez mais sólida e com processos bem estabelecidos e em bom funcionamento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Administração | pt_BR |
dc.sizeorduration | 35 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Administração |
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