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dc.creatorBatista Neto, Leonardo-
dc.date.accessioned2019-08-01T12:13:10Z-
dc.date.available2019-08-01T12:13:10Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.citationBATISTA NETO, Leonardo. Relato de experiência sobre a construção da comunicação da Mostra de Física Itinerante do Museu DICA. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26401-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMuseu DICApt_BR
dc.subjectItinerânciapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTransposição museográficapt_BR
dc.titleRelato de experiência sobre a construção da comunicação da Mostra de Física Itinerante do Museu DICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Silvia Martins dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137518821794520pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adevailton Bernardo dos-
dc.contributor.referee2Neves, Lucio Pereira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs museus de ciências são espaços que se dedicam à pesquisa, ao resguardo e à organização de acervos representativos do conhecimento científico e tecnológico, à divulgação da ciência e à educação não formal em ciências (Gouvêa & Marandino, 1998; Cazelli, 2005; Marandino & Studart, 2002. Percebendo a importância do museu para a sociedade se faz necessário estreitar e efetivar relações. É assim que este trabalho surge, com a motivação de efetivar a itinerância, algo que o Museu DICA sempre realizou, porém com diversas limitações. Entre as problemáticas envolvidas estava a falta de uma exposição pensada para essa finalidade, e, portanto, era necessária a retirada de uma exposição fixa causando o estrago de alguns equipamentos e a necessidade de um grande número de monitores por não haver comunicação devida. Assim, esse trabalhou buscou-se solucionar essas desvantagens, selecionando objetos menores e mais fáceis de serem carregados, e também, na criação de uma comunicação para a exposição. A comunicação foi realizada utilizando o conceito de transposição museográfica em duas etapas principais, a primeira fundamentada na experiência e intuição do autor como monitor e a segunda através de discussões promovidas pela equipe do Museu DICA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration88pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

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