Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26419
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes, Juliana Dias de-
dc.date.accessioned2019-08-01T16:53:34Z-
dc.date.available2019-08-01T16:53:34Z-
dc.date.issued2015-12-14-
dc.identifier.citationMORAES, Juliana Dias de. O CRV como ferramenta de apoio ao ensino de física nos anos finais de ensino fundamental. 2015. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26419-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectRecursos pedagógicospt_BR
dc.titleO CRV como ferramenta de apoio ao ensino de física nos anos finais de ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Silvia Martins dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137518821794520pt_BR
dc.contributor.referee1Torre, Liliana Sanz-
dc.contributor.referee2Santos, Adevailton Bernardo dos-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, aplicamos uma sequência didática disponibilizada pelo Centro de Referência Virtual do Professor (CRV). O CRV é um site que foi desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais para dar suporte ao trabalho dos professores da rede estadual de ensino, a fim de que os objetivos estabelecidos pela proposta curricular possam ser alcançados com êxito. O principal objetivo deste trabalho é analisar até que ponto esse recurso alternativo pode auxiliar o professor de ciências a superar a forma fragmentada com que os conhecimentos físicos são tratados nos anos finais do ensino fundamental, já que a maioria dos livros didáticos que são disponibilizados às escolas públicas abordam esses conhecimentos apenas no livro destinado ao nono ano, onde os conhecimentos físicos e biológicos são tratados como saberes distintos. Com base em nossas análises, verificamos que os conteúdos disponibilizados pelo CRV – orientações pedagógicas, parte conceitual e atividades – podem garantir um bom aprendizado aos alunos, entretanto, o processo formativo e os hábitos dos professores são fatores que podem contribuir para a não utilização desse recurso, pois não basta ter bons materiais se o professor não estiver seguro e preparado para abordar os conhecimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRVComoFerramenta.pdf1.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons