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dc.creatorGomes, Marcelo Olimpio-
dc.date.accessioned2019-08-05T12:59:32Z-
dc.date.available2019-08-05T12:59:32Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.citationGOMES, Marcelo Olimpio. Um estudo sobre o potencial do Facebook como ferramenta na popularização da Astronomia. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26494-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectPopularização da astronomiapt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.titleUm estudo sobre o potencial do Facebook como ferramenta na popularização da Astronomiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalheiro, Ademir-
dc.contributor.referee2Silva, Diva Souza-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino está em constante mudança e busca sempre novas soluções para facilitar a compreensão e abstração de conceitos. Com o surgimento de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as relações sociais se modificaram de forma a alterar a maneira como o indivíduo se relaciona com o meio. Nesse cenário, o Facebook constitui-se como uma rede social que possibilita a interação entre diversos segmentos sociais e culturais presentes na sociedade. No Brasil, existem mais de 136 milhões de usuários que utilizam o Facebook. Apesar de sua potencialidade, esta é uma tecnologia que ainda é pouco utilizada para fins educacionais. Esta rede social apresenta alguns recursos que podem ser utilizados, por exemplo, para a Popularização da Ciência, em especial, a Astronomia, nosso foco de investigação. Para este trabalho, nosso objetivo central foi a análise do potencial das redes sociais, em especial, o Facebook, no que se refere à popularização da Astronomia. Como metodologia, investigamos quais são esses grupos e a que instituições estão ligados, o quantitativo de pessoas que atinge, o tipo de publicação que oferecem e a que subárea da Astronomia mais se dedicam. Os dados foram organizados nas seguintes categorias: Universidades, Centros, Faculdades, Museus, Associações e Misto. Obtivemos um total de 427.014 usuários e 1246 publicações coletadas referentes ao período de 12 de maio a 16 de outubro 2017, agrupadas nas seguintes subcategorias: Divulgação, Interação, Compartilhamento e Vendas. Os dados mostraram que grande parte dos grupos estão ligados à alguma instituição, o que favorece a procedência da publicação realizada. O tipo de publicação mais comum é o compartilhamento de fotos, notícias, divulgações, visitas, vídeos e eventos, os quais correspondem, juntos, por 67% das publicações feitas nos grupos. A área que mais se dedica é a Cosmologia, porém percebemos uma tendência em Astrofotografia. Com base nos resultados, concluímos que apesar de se restringir a usuários do Facebook, esta ferramenta pode e é uma ferramenta educativa complementar, o que torna possível que pessoas que não frequentam ambientes escolares obtenham estas informações científicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

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