Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30824
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFonseca, Bruno Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-12-23T19:20:59Z-
dc.date.available2020-12-23T19:20:59Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationFONSECA, Bruno Gonçalves. Efeitos da emoção induzida por estimulação subliminar sobre a aprendizagem implícita. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30824-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the effect of negative emotional induction made with subliminal stimulus on implicit learning tasks. Seventeen subjects (10 female) were assigned randomly to two groups, experimental (EG) and control (CG). For both groups, images from International Affective Picture System (IAPS) were presented, each for 17 milliseconds, with negative valence (EG) neutral valence (CG). After this emotional induction, subjects performed two implicit learning tasks: stimulus sequence (T1) and motor sequence (T2). For both tasks, the correct answer rate and reaction time were measured, which were submitted to a mixed variance analysis (ANOVA) with a between factor [2 emotional valences (neutral and negative)] and a within factor (blocks). Results showed that emotional induction was not effective, or at least did not maintain itself during the experiment. Therefore, we could not find differences between EG and CG in both tasks. We conclude that the subjects learned sequences implicitly and we discuss the reasoning behind the inefficiency of the emotional induction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAprendizagem implícitapt_BR
dc.subjectImplicit learningpt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectEmotionpt_BR
dc.subjectEstimulação subliminarpt_BR
dc.subjectSubliminal stimulationpt_BR
dc.subjectPrimingpt_BR
dc.subjectPrimingpt_BR
dc.titleEfeitos da emoção induzida por estimulação subliminar sobre a aprendizagem implícitapt_BR
dc.title.alternativeEffects of emotion induced by subliminal priming on implicit learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bernardino, Leonardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4936588375936437pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Ederaldo José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9214152454769942pt_BR
dc.contributor.referee2Sene, Arthur Siqueira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5384766712950395pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar o efeito de indução emocional negativa com estímulos subliminares em tarefas de aprendizagem implícita. Dezessete voluntários (10 do sexo feminino) foram designados aleatoriamente a dois grupos, experimental (GE) e controle (GC). Ambos os grupos observaram imagens do International Affective Picture System (IAPS), cada uma por 17 milissegundos, sendo elas de valência negativa para o GE e de valência neutral para o GC. Após essa indução emocional, os participantes realizaram as tarefas de aprendizagem implícita de sequência de estímulos (T1) e de sequência motora (T2). Para cada tarefa, foram calculadas a taxa de respostas corretas e o tempo de reação, os quais foram submetidos a uma análise de variância (ANOVA) mista com um fator independente [2 valências emocionais (neutra e negativa)] e um fator de medida repetida (blocos). Os resultados mostraram que a indução emocional não foi eficiente, ou pelo menos não se manteve ao longo do experimento. Dessa maneira, não se encontrou diferenças no desempenho dos participantes do grupo controle e do grupo experimental nas duas tarefas. Conclui-se que os participantes aprenderam implicitamente as sequências de ambas as tarefas e discute-se os motivos da ineficácia da indução emocional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVApt_BR
dc.orcid.putcode85763833-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EfeitosEmoçãoInduzida.pdfTCC749.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons