Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEleutério, Aline Pereira-
dc.date.accessioned2021-11-23T17:08:32Z-
dc.date.available2021-11-23T17:08:32Z-
dc.date.issued2021-10-27-
dc.identifier.citationELEUTÉRIO, Aline Pereira. O espaço de Hausdorff e a dimensão fractal: estudo e abordagens no Ensino Fundamental. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.599.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33499-
dc.description.abstractFractal geometry consists in the study of shapes established by simple or complex re cursive processes that take on high complexity for a sufficiently large number of iterations. So named in the 20th century by mathematician Benoit Mandelbrot, it presents peculiar properties, being the fractal dimension its main characteristic. In the case of fractals, their dimension assumes non-integer values, unlike the Euclidean and topological dimensions. This is due to the irregularity occupied by a fractal in the metric space where it is inserted. To calculate the fractal dimension, we use concepts of topology to characterize a complete metric space and verify its validity for the Hausdorff Space, in which we can calculate the Hausdorff dimension and use the Box-Counting method. Finally, we try to intuitively present this concept to students in the final years of elementary school through suggested activities that relate fractals to the mathematical skills of their study cycle, stimulating concrete measurement activities, constructions using concrete materials, investigations and algebraic generalizations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFractaispt_BR
dc.subjectGeometria fractalpt_BR
dc.subjectDistância de Hausdorffpt_BR
dc.subjectDimensão de Hausdorffpt_BR
dc.subjectMétodo Box-Countingpt_BR
dc.subjectFractalspt_BR
dc.subjectFractal geometrypt_BR
dc.subjectHausdorff distancept_BR
dc.subjectHausdorff dimensionpt_BR
dc.subjectBox-Counting methodpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO espaço de Hausdorff e a dimensão fractal: estudo e abordagens no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeHausdorff space and the fractal dimension: study and approaches in Elementary Schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Galves, Ana Paula Tremura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2733373203786930pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Francielle Rodrigues de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1571863902565691pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Flávia Souza Machado da-
dc.contributor.referee2Lattesttp://lattes.cnpq.br/8125936228662659pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9297146683188714pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Geometria Fractal consiste no estudo de formas estabelecidas por processos recursivos simples ou complexos que tomam alta complexidade para número suficientemente grande de iterações. Assim denominada no século XX pelo matemático Benoit Mandelbrot, apresenta propriedades peculiares, sendo a dimensão fractal sua principal característica. No caso dos fractais, sua dimensão assume valores não inteiros, diferente das dimensões euclidiana e topológica. Isso se deve pela irregularidade ocupada por um fractal no espaço métrico que está inserido. Para calcular a dimensão fractal lançamos mão de conceitos de topologia para caracterizar um espaço métrico completo e verificar sua validade para o Espaço de Hausdorff, no qual podemos calcular a dimensão de Hausdorff e utilizar o método Box-Counting. Por fim, buscamos apresentar de forma intuitiva tal conceito para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental através de sugestão de atividades que relacionem os fractais `a habilidades de matemática de seu ciclo de estudo, estimulando atividades de medidas, construções com uso de material concreto, investigações e generalizações algébricas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.sizeorduration105pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.599pt_BR
dc.orcid.putcode103667339-
dc.crossref.doibatchid57c0e453-3b0c-4be3-bdd7-93618d4d14c1-
dc.subject.autorizadoMatemáticapt_BR
dc.subject.autorizadoFractaispt_BR
dc.subject.autorizadoGeometriapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EspacoHausdorffDimensao.pdfDissertação6.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons