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dc.creatorCoelho Junior, Odair Américo-
dc.date.accessioned2022-01-07T20:21:54Z-
dc.date.available2022-01-07T20:21:54Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationCOELHO JUNIOR, Odair Américo. Alguns teoremas sobre Polinômios. 2021. 36 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.613pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33904-
dc.description.abstractIn this dissertation we present three theorems to motivate and help the learning of polynomials in Basic Education. The first theorem presents an interval where they are contained as roots of a polynomial. Another theorem presents an inequality that relates the areas of the tangential triangle and the tangential rectangle to the area under the curve of the polynomial. And by, we show a theorem that given four polynomials that have 0 as one of their roots, we have 24 possible configurations of their graphs for x near the origin, but two such permutations are impossible to obtain. Our purpose of this dissertation is that these results served as a contribution to help in the teaching of polynomials in basic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolinômiospt_BR
dc.subjectPolynomialspt_BR
dc.subjectDesigualdade das Médiaspt_BR
dc.subjectInequality of Meanspt_BR
dc.subjectRaízes de um Polinômiopt_BR
dc.subjectRoots of a Polynomialpt_BR
dc.subjectGráfico de um polinômiopt_BR
dc.subjectGraph of a Polynomialpt_BR
dc.titleAlguns teoremas sobre Polinômiospt_BR
dc.title.alternativeAlguns teoremas sobre Polinômiospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Luis Renato Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2735909223157474pt_BR
dc.contributor.referee1Tremura Galves, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2733373203786930pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Nilva Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6501632916661899pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6409332599704250pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação apresentamos três teoremas para motivar e auxiliar o aprendizado de polinômios na Educação Básica. O primeiro teorema apresenta um intervalo onde estão contidas as raízes de um polinômio. Outro teorema apresenta uma desigualdade que relaciona as áreas do triângulo tangencial e do retângulo tangencial com a área sobre a curva do polinômio. E por último, mostramos um teorema em que dados quatro polinômios que possuam 0 como uma de suas raízes, teremos 24 possíveis configurações dos gráficos dos mesmos para x próximo da origem, mas duas dessas permutações são impossíveis de se obter. O nosso propósito dessa dissertação é que esses resultados possam servir como aporte para auxiliar no ensino de polinômios na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.613pt_BR
dc.crossref.doibatchid63920345-7946-420c-95d8-4642daa36304-
dc.subject.autorizadoMatemáticapt_BR
dc.subject.autorizadoPolinômios - Estudo ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação básicapt_BR
dc.description.embargo2021-12-10-
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