Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34334
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2972-6254
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2022-03-21
Title: Influência dos concentrados sanguíneos no controle dos sinais e sintomas inflamatórios após a exodontia dos terceiros molares inferiores: revisão de escopo
Author: Fernandes, Alessandra Gondim
First Advisor: Paranhos, Luiz Renato
First member of the Committee: Silva, Marcelo Caetano Parreira da
Second member of the Committee: Araújo, Paula Caetano
Summary: A extração de terceiros molares é o procedimento cirúrgico bastante realizado nos consultórios odontológicos públicos e privados. Terapêuticas alternativas ao controle dos sinais e sintomas inflamatórios, como o uso dos concentrados após a remoção desse elemento dental têm sido utilizadas. O presente estudo teve como objetivo mapear a eficácia dos concentrados, por meio de uma revisão de escopo, no controle da dor, edema e abertura bucal em pacientes que tiveram o(s) terceiro(s) molar(es) inferior(es) removido(s). Uma busca sistemática da literatura foi realizada utilizando as bases de dados EMBASE, MedLine (via PubMed), Web of Science, Scopus, Cochrane Library, LILACS e SciELO. Além disso, as bases OpenGrey e MedRxiv foram acessadas para uma pesquisa parcial da “literatura A estratégia de busca levou ao quantitativo de 1097 estudo, dos quais 31 foram selecionados 31 artigos para análise qualitativa. A síntese qualitativa foi conduzida de forma narrativa e descritiva comparando, entre os grupos teste e controle, os escores da dor por meio da escala visual analógica, o edema por meio de mensurações lineares na face e a abertura bucal por meio da distância interincisal. Foram considerados escores referentes a média e desvio padrão mediana ou resultados baseados em escores qualitativos como: ausência de dor, dor moderada e dor intensa . Houve heterogeneidade quanto as informações sobre a classificação da posição terceiro molar inferior segundo WINTER (1926) ou PELL e GREGORY (1933), quantificação dos elementos dentais removidos, tipo de retalho utilizado, realização de osteotomia, intervalo entre as sessões cirúrgicas, medicações utilizadas no pré e pós operatório, concentrados sanguíneos e os protocolos para sua aquisição. A fibrina rica em plaquetas e leucócitos (PRF/L PRF) foi o concentrado sanguíneo mais utilizado, seguido pelo plasma rico em plaquetas (PRP), fibrina rica em plaquetas avançada A PRF ) e o fator de crescimento concentrado (CGF). Ainda não há evidência científica suficiente para corroborar o real desfecho desses concentrados sanguíneos diante dos sinais e sintomas inflamatórios. Dessa forma, é necessário que sejam realizados estudos com padronização na classificação do terceiro molar inferior, métodos para mensuração do desfecho analisado e expressão padronizada dos resultados.
Keywords: Cirurgia oral
Terceiro molar
Cicatrização de feridas
Fibrina rica em plaquetas
Morbidade
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FERNANDES, Alessandra Gondim. Influência dos concentrados sanguíneos no controle dos sinais e sintomas inflamatórios após a exodontia dos terceiros molares inferiores: revisão de escopo. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34334
Date of defense: 14-Feb-2022
Appears in Collections:TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InfluênciaConcentradosSanguíneos.pdf
  Until 2024-02-14
2 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.