Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35897
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0613-9367
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2024-08-16
Title: Hábitos de leitura e o impacto da participação de mulheres em um clube de leitura nas percepções de si e da carreira
Alternate title (s): Reading habits and the impact of women's participation in a book club on self and career perceptions
Hábitos de lectura y el impacto de la participación de mujeres en un club de lectura en la percepción de uno mismo y de la carrera
Habitudes de lecture et impact de la participation des femmes à un club de lecture sur la perception de soi et la carrière
Author: Fernandes, Dyeinne Pereira
First Advisor: Silva, Lígia Carolina Oliveira
First member of the Committee: Campos, Elziane Bouzada Dias
Second member of the Committee: Centurion, Neftali Beatriz
Summary: A presente pesquisa realizou dois estudos, o estudo 1 representa um estudo exploratório, caracterizado por um mapeamento breve dos hábitos de leitura de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Considerando os resultados obtidos, foi realizado o Estudo 2, que analisou o impacto da participação de mulheres em um clube de leitura feminista nas percepções de si e da carreira. No mapeamento participaram universitários com 18 anos ou mais, no período de novembro a janeiro de 2020 e foi obtido um total de 120 respostas. No clube de leitura participaram ao todo 10 mulheres, no período de março a agosto de 2021, com idades entre 18 a 50 anos, sendo que apenas uma estava trabalhando, e 9 eram estudantes no momento da aplicação. Foram utilizados formulário online na plataforma Google Forms (estudo 1), Questionário Sociodemográfico, Questionário de Identificação feminista, Escala de Papéis de Gênero e Escala de Autoeficácia Profissional (estudo 2). Os resultados mostram que houve um aumento na quantidade de livros lidos durante a pandemia e, em relação ao gênero, as mulheres leem mais livros que os homens. No entanto, elas se recordaram de terem lido cerca de duas vezes mais livros escritos por homens do que por mulheres durante sua vida. No estudo 2 houve um aumento significativo na autoeficácia e mudança nos itens “autoconfiante” e “livre” dos papéis de gênero, porém, em relação à identificação feminista não foi possível interpretar profundamente os resultados obtidos, devido ao alto nível de identificação feminista inicial.
Abstract: The present research carried out two studies, study 1 represents an exploratory study, characterized by a brief mapping of the reading habits of university students during the COVID-19 pandemic. Considering the results obtained, Study 2 was carried out, which analyzed the impact of women's participation in a feminist book club on self and career perceptions. University students aged 18 years or older participated in the mapping, from November to January 2020, and a total of 120 responses were obtained. A total of 10 women participated in the reading club, from March to August 2021, aged between 18 and 50 years old, only one of whom was working, and 9 were students at the time of application. An online form on the Google Forms platform (study 1), Sociodemographic Questionnaire, Feminist Identification Questionnaire, Gender Roles Scale and Professional Self-Efficacy Scale (study 2) were used. The results show that there was an increase in the amount of books read during the pandemic and, in relation to gender, women read more books than men. However, they recalled reading about twice as many books written by men as by women during their lifetime. In study 2, there was a significant increase in self-efficacy and a change in the items “self-confident” and “free” of gender roles, however, in relation to feminist identification, it was not possible to deeply interpret the results obtained, due to the high level of initial feminist identification.
Keywords: Feminismo
Clube de leitura
Papéis de gênero
Autoeficácia
Identificação feminista
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FERNANDES, Dyeinne Pereira. Hábitos de leitura e o impacto da participação de mulheres em um clube de leitura nas percepções de si e da carreira. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35897
Date of defense: 16-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HábitosLeituraImpacto.pdf2.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons