Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Analice Alves Marques dos-
dc.date.accessioned2023-04-13T20:21:19Z-
dc.date.available2023-04-13T20:21:19Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Analice Alves Marques dos. Brincando e aprendendo: Vivências e reflexões no processo de organização de uma mostra de ciências. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37710-
dc.description.abstractWe have the responsibility to return the knowledge produced within the academic environment to society, a work carried out through scientific dissemination actions, one of which is developed by museums. The Fun with Science and Art Museum (DICA), located in the city of Uberlândia/MG, is aimed at strengthening relations between society and scientific knowledge. It aims to make the population aware that this type of learning is not totally distant or out of reach, since science is directly present in everyone's daily life. The Brincando e Aprendendo (B&A) project is part of the activities of the DICA Museum and aims to create a space with interactive activities in which students and the general population have effective contact with science. The present study is an experience report, which, through a case study, presents the reflections based on the experience as a member of the organizing committee of B&A in the period from 2014 to 2017. It describes how they were worked, in each edition, the main pillars of the event, seeking to understand how these steps were conceived, developed and created to build a playful and interactive event. As a result, it was possible to notice an evolution over the years in several aspects, from the organization, through the quality of the dissemination and the activities offered and even in relation to the target audience, where I noticed that we were able to reach beyond the school public. In this way, Brincando e Aprendendo fulfilled its role of popularization, dissemination and science education, and because it is organized by a science museum, it also fulfilled the role of enabling the formation of critical subjects and the recognition of science as a public heritage.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectMuseu da DICApt_BR
dc.subjectBrincando e aprendendopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectDICA Museumpt_BR
dc.subjectScience communicationpt_BR
dc.subjectToy and learningpt_BR
dc.titleBrincando e aprendendo: Vivências e reflexões no processo de organização de uma mostra de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativePlaying and learning: experiences and reflections in the organization process of a science exhibitionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Silvia Martins dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137518821794520pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Gustavo Foresto Brito de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0143144366886534pt_BR
dc.contributor.referee2Tozoni, José Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1950470674042645pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1131278624630378pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoTemos como responsabilidade retornar o conhecimento produzido dentro do ambiente acadêmico à sociedade, trabalho este realizado por ações de divulgação científica, uma dessas ações é desenvolvida pelos museus. O Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA), localizado na cidade de Uberlândia/MG, é voltado para estreitar as relações entre sociedade e conhecimento científico. Visa conscientizar a população que esse tipo de aprendizado não é totalmente distante ou fora do seu alcance, uma vez que a ciência está diretamente presente no cotidiano de todos. O projeto Brincando e Aprendendo (B&A) compõe as atividades do Museu DICA e se dispõe a criar um espaço com atividades interativas em que estudantes e população geral tenham contato efetivo com a ciência. O presente estudo trata-se de um relato de experiência, que, por meio de um estudo de caso, apresenta as reflexões baseadas na vivência enquanto membro da comissão organizadora do B&A no período de 2014 a 2017. Descreve como foram trabalhados, à cada edição, os principais pilares do evento, buscando compreender como essas etapas foram idealizadas, desenvolvidas e criadas para construir um evento lúdico e interativo. Como resultado, foi possível notar uma evolução ao longo dos anos em diversos aspectos, desde a organização, passando pela qualidade da divulgação e das atividades oferecidas e até mesmo com relação ao público atingido, onde notei que conseguimos abranger além do público escolar. Dessa forma, o Brincando e Aprendendo cumpriu bem o seu papel de popularização, divulgação e educação científica, e por ser organizado por um museu de ciências, também cumpriu com o papel de possibilitar a formação de sujeitos críticos e de promover o reconhecimento da ciência como patrimônio públicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration65pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode133088691-
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrincandoeAprendendoVivencias.pdfTCC3.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons